10 Junho. Pedrógão Grande recebe as comemorações do Dia de Portugal

por Mariana Ribeiro Soares, Ana Sofia Rodrigues - RTP

O Presidente da República discursou hoje em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, pela nona vez numa cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal. O palco das comemorações são três concelhos do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de 2017 - Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera - e Coimbra.

Centenas de pessoas assistiram às cerimónias do 10 de Junho, em Pedrogão Grande, onde também se lembraram as vítimas dos grandes incêndios de há sete anos.

O presidente da República quer um "futuro mais igual e menos discriminatório para todas as terras do país" e sem novas tragédias como as de 2017.

A partir de Pedrógão Grande, um dos três concelhos afetados pelos trágicos incêndios, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o país "uno", feito de resistentes "nacionais e estrangeiros".


Jaqueline Fernandes

ELEIÇÕES LEGILATIVAS 2024

Aliança Democrática vence eleições legislativas em Portugal


A Aliança Democrática (AD) venceu com margem mínima as eleições legislativas portuguesas deste domingo, com 29,49% dos votos e 79 deputados. O Partido Socialista obteve 28,66% dos votos e o Chega elegeu 48 deputados.

Os portugueses foram neste domingo (10.03) às urnas para escolher os membros do parlamento do qual sairá o novo governo. Os resultados oficiais do total de todas as freguesias em Portugal atiram o Partido Socialista (PS) para a oposição. E a direita congregada na Aliança Democrática (AD) ganha uma maioria mínima no parlamento.

Luís Montenegro, líder da coligação, já pensa na formação do seu governo. "Estamos prontos para iniciar a governação. Estamos prontos para respeitar a palavra do povo português", declarou.

O PS teve maioria em 2022, com 120 deputados. Nas eleições deste domingo, o partido conseguiu eleger apenas 77 deputados. Pedro Nuno Santos, o secretário-geral e candidato a primeiro-ministro, já reconheceu a derrota.

Diz que o seu partido liderará a oposição, mas recusa-se a viabilizará o governo da AD. "A direita ou AD que não conte com o PS para governar. Não somos nós que vamos suportar um Governo da AD. Que fique claro e não haver divisão no PS", frisou.

Luís Montenegro rebateu as palavras de Pedro Nuno Santos: "O que se pede ao PS não é que adira às propostas do nosso governo. O que se pede ao PS é que respeite a vontade do povo português."

Chega disponível para integrar Governo

O Chega é considerado o grande vencedor destas eleições. O partido de extrema-direita portuguesa passou de 7,8% para 18, passando dos 12 deputados eleitos em 2022 para 46 deputados.

Para André Ventura, líder do partido, acabou o bipolaríssimo político em Portugal. E declara-se disponível a integrar o Governo com a AD.

"E a vontade dos portugueses foi clara. A AD pediu uma maioria absoluta e ficou longe disso. O PS também. O Chega pediu para se tornar uma peça central no sistema político e alcançou esse resultado. Portugueses e portuguesas o nosso mandato é governar Portugal nos próximos quatro anos", declarou Ventura.

Mas Luís Montenegro volta a dizer não a qualquer acordo com o Chega, em nome do cumprimento da promessa feita durante a campanha eleitoral.

Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática (AD)

Chega disponível para integrar Governo

O Chega é considerado o grande vencedor destas eleições. O partido de extrema-direita portuguesa passou de 7,8% para 18, passando dos 12 deputados eleitos em 2022 para 46 deputados.

Para André Ventura, líder do partido, acabou o bipolaríssimo político em Portugal. E declara-se disponível a integrar o Governo com a AD.

"E a vontade dos portugueses foi clara. A AD pediu uma maioria absoluta e ficou longe disso. O PS também. O Chega pediu para se tornar uma peça central no sistema político e alcançou esse resultado. Portugueses e portuguesas o nosso mandato é governar Portugal nos próximos quatro anos", declarou Ventura.

Mas Luís Montenegro volta a dizer não a qualquer acordo com o Chega, em nome do cumprimento da promessa feita durante a campanha eleitoral.

Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática (AD)Os desafios da AD

Sem o Chega a vida será complicada para a AD, porque a direita sozinha não tem maioria parlamentar, que viabilize aprovação do programa do Governo.

A Esquerda liderada pelo PS conta com o apoio da CDU, com 4 deputados, do Bloco de Esquerda (5), Livre (4) e PAN (1).

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), avisa que o seu partido será parte de uma "solução que afaste a direita do Governo".

"Se for impossível essa solução para afastar a direita do Governo, ficou uma garantia que o povo de esquerda saiba terá no BE a oposição mais combativa à direita", sublinhou.

O líder da AD está ciente das dificuldades que o aguardam pela frente. Mas apela à responsabilidade dos seus adversários políticos. "A minha expetativa é que estejamos todos à altura de servir o interesse do país e dos portugueses", concluiu Montenegro.

CARLOS LOPES

O Carnaval

As festividades do carnaval começaram a realizar-se pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa Cristã, em que os devotos se abstinham de comer carnes, entre outras práticas religiosas.

É por isso que muita gente come o cozido á Portuguesa ou no domingo gordo ou na terça feira de carnaval.

O carnaval não tem dia certo porque tem base no calendário da igreja católica. A Páscoa realiza-se 40 dias depois do Carnaval.

Este ano o carnaval calha no dia 13 de Fevereiro.

Cada região tem o seu costume.

Um dos carnavais mais conhecido de Portugal é o Torres Vedras, mas por Portugal inteiro se comemora o carnaval.

Com foliões, os mascarados, sem esquecer dos tradicionais desfiles das matrafonas ( homens fantasiados de mulheres) , dos cabeçudos ( parecidos com os bonecos gigantes de Odelinda ) depois há quem também meta os desfiles brasileiros como o samba, um sem fim de ideias.

O carnaval é uma festa engraçada.

Natália Teixeira 

Dia de Reis - tradições - Janeiras

Noticia do mês:

Tradição do Dia de Reis

Para além do Natal, o Dia de Reis ou também chamado em alguns países como , ou Três Reis Magos sábios, é uma data bastante celebrada em diversos países em todo o mundo, em especial na Península Ibérica.

Na primeira semana de janeiro, enquanto o resto do mundo que comemora o Natal está relutantemente voltando à sua rotina, alguns países ainda podem desfrutar de mais uma data festiva, o Dia de Reis, que celebra os Reis Magos do Oriente Belchior, Baltazar e Gaspar, que seguiram uma estrela e levaram presentes para o Menino Jesus.

Esta festa que é celebrada em todo o mundo cristão, é tradicionalmente marcada em alguns países por missas, troca de presentes e em Portugal pelas . As Janeiras (cantar as Janeiras) é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus.

As Janeiras ocorrem em janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

A tradição de Janeiro: Cantar as Janeiras:

Uma tradição que não escapa em todos os cantos de Portugal é Cantar as Janeiras. Em Janeiro.

Talvez mude alguma coisa aqui e outra ali, mas Cantar as Janeiras é a tradição que vem de há muito tempo.

Acontece normalmente de 01 a 06 de Janeiro, mas pode se prolongar em alguns lugares, durante o mês.

Juntava-se um grupo de amigos com diversos instrumentos folclóricos a cantar pelas ruas, celebrando o Natal e o Novo Ano que vai começar. No fim adentravam numa casa e lá terminavam as cantigas e recebiam as sobras das festas para comerem ali mesmo ou levarem para depois confraternizarem entre si. Hoje, as tradições já não são assim tão fiéis, e cantam-se por algum dinheiro.

Mas não há cidade, vila ou aldeia em Portugal que não se ouça o Cantar das Janeiras nesta altura do ano.

E no Porto não é diferente...

Dia internacional da pessoa com deficiência

​​​​Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A partir dessa data, no dia 3 de dezembro passou a comemorar-se anualmente, os direitos das pessoas com deficiência.

Nesse cenário, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o digital têm um papel preponderante, porque são um facilitador e um fator de inclusão, sendo essenciais para remover barreiras e contribuir para uma vida independente. Mas para isso, os serviços digitais precisam de ser acessíveis e fáceis de utilizar.

Deficiente? sim e com muito orgulho... tenho o mundo aos meus pés! Tenho a certeza se fosse uma pessoa "normal", não seria EU!

Jaqueline Fernandes

Mês "dramático" no SNS

Entrámos no mês que o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) diz que pode ser "dramático" nos hospitais sem um acordo entre médicos e o Governo. O entendimento ainda não existe e novembro começa assim com o cenário que não se deseja: urgências fechadas por todo o país, por falta de médicos para completar as escalas, sobretudo na zona da grande Lisboa.

A chegada do inverno e a falta de médicos resulta numa combinação dramática para muitos hospitais.

O diretor executivo do SNS disse mesmo que novembro pode tornar-se no pior mês dos 44 anos do SNS.

Os exemplos de fechos nas urgências multiplicam-se por todo o país. As urgências pediátricas em Lisboa e Vale do Tejo são das mais afetadas. Nesta região, neste inicio de mês, apenas cinco dos 14 serviços de urgências pediátricas vão estão a funcionar sem constrangimentos

  • Hospital de Santa Maria
  • Dona Estefânia
  • Cascais
  • Vila Franca de Xira
  • Santarém

Conscientes de que vão estar sujeitos a maior pressão, sobretudo o Santa Maria e Dona Estefânia, os hospitais garantem que têm horários assegurados para receber doentes de outros hospitais com serviços encerrados. Como é o caso da urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra: vai fechar, a partir das 20:00 até às 8:00 do dia seguinte.

O Hospital Garcia de Orta também encerra este serviço durante a noite. Uma situação que, segundo os utentes, está a afetar o atendimento noutros serviços e faz aumentar o tempo de espera.

No norte do país, urgência ortopédica do Hospital de Chaves a encerra durante o todo mês e o Hospital de Penafiel diz que só garante as urgências de Pediatria até 14 de novembro.

A urgência de Obstetrícia e Ginecologia fecha por tempo de indeterminado. Já a urgência de Cirurgia Geral encerrou há quase um mês.

O Hospital de S. João do Porto vai servir, outra vez, para remediar o problema da falta de médicos no Norte.

CARLOS LOPES

Recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias

Recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias?

A recusa de mais de 1000 médicos para fazerem mais horas extraordinárias do que as 150 horas por ano que a lei lhes impõe está a causar constrangimentos nos serviços de urgências de todo o país desde 12 de Setembro.

De lá para cá a situação piorou e já há muitos serviços a não serem feitos porquê os médicos recusam-se a faze-los como por exemplo o fecho das urgências em muitos sítios as pessoas tem de ir para outras localidades mais longe. Há também falta de médicos de família, as pessoas para terem uma consulta tem de ir muito cedo e muitas vezes não arranjam porquê quando lá chegam já tem muita gente e não há para toda a gente.

A situação está a ficar muito complicada.

Vamos ver até onde isto vai dar porquê os médicos não cedem por nada.

Eles querem que os seus direitos fiquem repostos para que a situação se resolva.

É bom que as coisas se resolvam porquê se não vai ser muito complicado daqui para a frente.

Natália Teixeira

Sismo em Marrocos

Sismo em Marrocos fez mais de dois mil mortos. Há dois portugueses feridos

Terramoto terá causado muitas vítimas em regiões montanhosas. Há dois portugueses feridos, ambos fora de perigo. Dos 300 identificados, 75 já disseram que querem voltar. Avião parte ainda hoje.

O número de vítimas mortais do forte sismo que abalou Marrocos na noite de sexta-feira subiu para 2012, de acordo com novo balanço do Ministério do Interior marroquino. Contam-se, até ao momento, 2059 feridos, dos quais 1404 estão em estado crítico. A maioria das mortes terá ocorrido em zonas montanhosas de difícil acesso. O sismo foi também sentido, com menor intensidade, em Portugal e Espanha.

Há registo de dois portugueses feridos, pai e filha. Ambos já receberam assistência hospitalar e encontram-se fora de perigo.

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe às 23h11, com epicentro perto da localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe — nas montanhas do Alto Atlas. Os dados do serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) apontam para uma magnitude de 6,8 na escala de Richter e uma profundidade de 18 km.

Marraquexe é uma das localidades mais atingidas pelo abalo, com registo de vários edifícios colapsados no centro histórico, património mundial da UNESCO.

O sismo de sexta-feira é o mais violento registado em Marrocos nos últimos 120 anos. O último grande terramoto no país, um abalo de 6,3 graus de magnitude com epicentro em Al Hoceima, na costa do Mediterrâneo, matou mais de 600 pessoas em 2004. Em 1960, um violento sismo destruir Agadir e matou mais de 12 mil pessoas.

As Nações Unidas já mostraram disponibilidade para ajudar o Governo marroquino nos "seus esforços para ajudar a população afectada", disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, num comunicado.

O que é a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

O que acontece:

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Dias nas dioceses:

"Dias nas dioceses" é um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.

LEANDRO FERREIRA


Festival Nos Alive

Foi no ano de 2007 que se realizou o primeiro "Nos Alive", que nessa  altura se chamava "Optimus Alive".

A primeira edição do festival chamou-se "Oeiras Alive". Passado uns anos começou por se a chamar  "Nos Alive". O local onde se realiza o Festival é no Passeio Martimo de Algés situado em Oeiras.

Este ano o Nos Alive foi nos dias 6, 7 e 8 de Julho.

E teve os seguintes espetáculos:

Há muitos espetáculos, ao decorrer dos três dias,  palcos espalhados pelo recinto com diferentes concertos.

Há também entrevistas com jornalistas e quem transmite os concertos é a RTP, seja em direto ou na RTP PLAY.

Eu pessoalmente nunca foi mas gostaria de ir ver alguns espetáculos, mas vejo na televisão quando dá em direto ou na RTP PLAY.

Eu penso que é um bonito espetáculo.


Santos Populares:

tanta festa no Centro de Portugal

Sardinhas, manjericos, bailes populares e devoção religiosa. No Centro de Portugal, as romarias dos Santos Populares levam animação a todo o lado  

Junho é sinónimo de festas de Santos Populares, bem como de sardinhas assadas a pingar no pão, do cheiro do carvão a perfumar o ar, das bifanas e dos vasos de manjericos com quadras a condizer. No Centro de Portugal, não faltam festas, com artistas famosos, bailes populares e procissões, sinal da devoção do povo aos santos que se comemoram. Tome nota na agenda: o Santo António é dia 13 de junho, o São João a 24 e o São Pedro a 29 de junho, e divirta-se com estas tradições populares.

RIA DE AVEIRO

Em Estarreja, até 13 de junho, realizam-se as Festas de Santo António, da Cidade e do Município, que são sinónimo de cultura local, tradições e memórias, convívio e forte participação da comunidade. Este ano, Tiago Silva, Carlão, Marisa Liz e José Cid são os nomes bem conhecidos do público que estão no cartaz das Festas de Estarreja. Já em Ílhavo, a Barra está em Festa, em honra de São João Batista, tendo o seu ponto alto na noite dedicada a este santo. A Paróquia da Sagrada Família da Praia da Barra celebra a bênção dos banhistas, do mar e da praia, agradecendo a Deus os dons do sol, da areia, das águas do mar e da ria, bem como o dom das férias, a que se segue o tradicional o arraial com música ao vivo e sardinhada no Largo de São João, nas proximidades da capela. Em Sever do Vouga mantém-se o costume, muito antigo, de festejar de maneira muito própria, as noites de Santo António, S. João e S. Pedro. Um dos rituais é saltar a fogueira, organizam-se bailes tipicamente populares, e um pouco por toda a parte assam-se as sardinhas.

VISEU DÃO LAFÕES

O Arraial dos Santos Populares em Esmolfe, decorre em Penalva do Castelo no dia 17 de junho. A partir das 20h00 há sardinha assada, caldo verde e animação musical. Já na Ínsua, é uma tradição a Festa de S. João. Realiza-se anualmente no dia 24 de junho. Do programa faz parte a Eucaristia, baile animado, bar com sardinha assada, caldo verde e carne grelhada. A noite termina com o desfile das Marchas Populares. Em Penalva do Castelo também desfilam marchas populares, do Agrupamento de Escolas, no dia 30 de junho pelas 21h00, na Praça do Antigo Mercado. Já em São Pedro do Sul, de 26 de junho a 2 de julho, realizam-se as Festas da Cidade no Parque Urbano das Nogueiras. Este é o principal evento anual do concelho, que inclui restauração, diversões, atuação de grupos e artistas da terra, mostra de folclore, Dj's e muita animação. Integradas nas Festas da Cidade realizam-se ainda as marchas populares representando as freguesias do concelho. As Marchas de Santo António são uma iniciativa cultural do município de Tondela, com mais de duas décadas de existência, atraindo um vasto público com milhares de pessoas de várias faixas etárias. O evento, que integra parte do associativismo local, acontece no mês de junho e este ano ocorrerá no dia 17, pelas 21h30. Nesta edição desfilam na Avenida Ao Tom D'ella 12 instituições apoiadas musicalmente pela Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense, ficando a apresentação das marchas a cargo de Fanny, apresentadora de televisão e estrela de vários reality shows. Vila Nova de Paiva celebra com missa e procissão mas também música popular, ranchos, concertinas e bandas filarmónicas. Na cidade de Viseu, há desfile e concurso das marchas dos Santos Populares no dia 17 de junho. O habitual cortejo das marchas infantis, juvenis e seniores enche de cor, animação, música e coreografias harmoniosas o centro da cidade, atraindo milhares de pessoas.

REGIÃO DE COIMBRA

Na Figueira da Foz, São João sem sardinha assada a pingar no pão não tem o mesmo sabor. Na edição deste ano do S. João – Festas da Cidade da Figueira da Foz, a Festa da Sardinha vai decorrer no lado sul do Mondego, no Portinho da Gala, na freguesia de São Pedro, de 9 a 11 de junho. A seguir a Feira das Freguesias, de 15 a 25, na praça João Ataíde, é uma montra do melhor que a gastronomia figueirense tem para oferecer. Na localidade de Góis, regressam as Marchas Populares. Desde 1957 que o Município celebra os santos populares com o desfile e, este ano, não é exceção. Neste evento, contam com a participação, como parceiros, da Junta de Freguesia de Góis, o CLDS 4G – Góis Solidário I+, a Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, a Palavra Renovada A.C.R., a Associação de Juventude de Vila Nova do Ceira, a Associação de Juventude de Góis, a Cooperativa Social e Agro – Florestal de Vila Nova do Ceira e a Rádio Clube de Arganil. O desfile acontece pelas ruas da Vila de Góis, seguido de Arraial no Parque de Lazer do Cerejal com sardinhada e animação musical no dia 17 junho. Os Santos Populares e marchas em Mira e na Praia de Mira decorrem entre 23 e 30 de junho. As marchas saem novamente à rua para deslumbrar com um espetáculo de qualidade e grande adesão e participação dos mirenses. No concelho de Tábua, há Festa Santo António em Espariz, em Mouronho, Pereira, e na Carapinha, Moita da Serra, dia 13 de junho. A festa de S. João, em S. João da Boa Vista é a 24 de junho.

SERRA DA ESTRELA

As Marchas Populares vão animar novamente a cidade da Covilhã. A festa volta às ruas com um número recorde de participantes, num total de 10 coletividades: Grupo Desportivo Águias do Canhoso, CCD Oriental de São Martinho, Junta de Freguesia do Tortosendo, CCD Académico dos Penedos Altos, Grupo Recreativo Vitória de Santo António e Grupo Desportivo da Mata. As Marchas saem da Marquês de Ávila e Bolama e vão subir a Av. Conde da Coriscada em direção à Praça do Município, nos dias 17 e 24 de junho. O Baile de São João vai animar Figueira de Castelo Rodrigo no dia 24 de junho, numa organização dos Bombeiros Voluntários Figueirenses. Em Manteigas, há marchas infantis e seniores, acompanhadas por músicos das bandas filarmónicas, onde se procura representar os temas mais tradicionais, costumes e profissões locais. Seia é palco de marchas populares na noite de São João. Há oito marchas em palco.

REGIÃO DE LEIRIA

A FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato, está de regresso a Alvaiázere de 9 a 13 de junho com um cartaz repleto de artistas de renome nacional. Esta edição integra os nomes de Diogo Piçarra e Matias Damásio como cabeças de cartaz que atuam nos dias 9 e 10, respetivamente. Dia 11 será a vez d'OS RED acompanhados da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília estarem em palco evidenciando a vitalidade desta associação que celebra o centenário este ano. Na Festa de Santo António na Rebolaria, Batalha, celebram-se os tradicionais festejos em honra de Santo António. As festas contam com a realização de Missa e Procissão. Haverá serviço de restaurante e bar, quermesse, jogos tradicionais, música e muita animação. Em Peso Fundeiros, de 10 a 13 de junho, realiza-se, anualmente, a Festa de Santo António, com os tradicionais leilões, quermesse, ranchos folclóricos e concertinas. Este ano a festa conta com 3 dias de festividades (10, 11 e 13 de junho). Em Vila Facaia, esta tradição é comemorada na noite de 23 para 24 de junho. A população junta-se para saborear uma bela sardinhada e febras assadas, é ainda acesa a tradicional fogueira de São João e a noite termina com um baile. Já Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, este ano subordinada ao tema da Solidariedade. Nos momentos altos do cartaz ressoam os nomes sonantes da música portuguesa: Beatriz Rosário, Jorge Guerreiro. Tanya, Linda Martini, D.A.M.A, Papillon e Nininho Vaz Maia.

MÉDIO TEJO

No concelho de Abrantes, há Festival de Folclore no Tramagal, a 3 junho e na Bairrada, em Fontes, de 8 a 11 junho. As Festas Lamacheira no Tramagal são a 10 e 17 junho. Em Chainça, Abrantes e Alferrarede decorrem nos dias 23 e 24 junho. Casais de Revelhos, em Abrantes celebra a 23 e 24 de junho, enquanto Atalaia, Aldeia do Mato e Souto comemoram os Santos de 23 a 25, Motolamacheira, no Tramagal a 24 e em Vale das Mós a 24 e 25 de junho. De entre os três santos populares, o S. João é o mais venerado na região de Abrantes. Já em Constância, a iniciativa A Praça ConVida, que decorre mensalmente, vai trazer à Avenida das Forças Armadas e Praça Alexandre Herculano, um desfile e atuação de marchas populares. No Sardoal, o programa Santos Populares FUS 2023, realiza-se no coração da vila.

OESTE

As Festas de Santo António, em São Martinho do Porto, decorrem de 9 a 18 de junho, ao longo da marginal. Há feira tradicional com vendedores e carrosséis, sardinha e frango assado e palco com animação musical todos os dias. Nas Festas Populares de Santo António de 7 a 12 de junho, no Jardim Municipal de Arruda dos Vinhos, organização da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, dia 7 é de arraial com Nuno Carvalho, dia 8, com a Banda Turno da Noite e sexta-feira, dia 9, com Nuno Pinto, Afonsinhos e DJ Macarroni. Segunda-feira, dia 12, brilham as marchas populares, a sardinhada & o porco no espeto, animados pelo arraial com Raúl & Eu. A Feira Franca de S. João no Cadaval realiza-se no dia 24 de junho. É considerado um evento com tradição no município. Apoiado por um mercado, aqui os visitantes podem adquirir produtos diversos, como têxteis, malas, calçado, ferramentas, cutelaria, árvores, bacelos, flores, bem como artesanato e enchidos. Na Nazaré comemora-se o Santo António da Pederneira, nos dias 17 e 18 de junho, e em Óbidos a festa e feira de Santo António, em Olho Marinho, decorre nos dias 12 e 13 de junho.

BEIRA BAIXA

O São João de Monforte da Beira é único no país. A sua essência remota a tempos imemoriais com uma forte componente de religiosidade popular e festa pagã, aliada à figura bíblica de São João Batista. Os preparativos para os dias 23 e 24 de junho têm início cerca de 15 dias antes com a confeção em forno de lenha das tradicionais broas de São João. O povo oferece géneros alimentares ou dinheiro à família que "dá o São João" para ajudar à festa, e a retribuição desta generosidade é um cesto de bolos. No dia 23 o São João é colocado à janela da casa da família onde o povo, ao toque do adufe e dos sinos a replicar, dá os vivas ao São João, à família organizadora do evento e ao povo de Monforte da Beira. Em junho, o destaque em Proença-a-Nova vai para a Festa do Município e o Dia do Município que se assinala no dia de Santo António, a 13 de junho. Os festejos acontecem no Parque Urbano Comendador João Martins que espera muita animação. No dia 4 de junho decorre a Feira das Cerejas e o I Encontro das Associações do Concelho de Vila Velha de Ródão. A Feira dos Sabores do Tejo está de regresso, nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2023, para mostrar o que de melhor se faz na região. À semelhança dos anos anteriores, para animar as noites de festa, o certame conta com uma programação diversificada e inclusiva, com grandes nomes da música portuguesa como cabeças de cartaz, como Nininho Vaz Maia, Marisa Liz, Ana Moura, Bispo, Kura, I Love Baile Funk e Petter Nox.

CARLOS LOPES 

Mês de Maio mês de Maria

O mês de Maio é dedicado há Virgem Maria mãe de Deus.

Porque foi nesse mês do ano de 1917 do dia 13 de Maio que Nossa Senhora fez a sua primeira aparição aos Pastorinhos.

É também em Maio no primeiro domingo que se comemora o dia da mãe.

Maio é também o mês das flores em certos sítios faz - se uma festa das flores.

Os dias são maiores.

O mês de Maio é um mês bonito.

Natália Teixeira

25 de Abril

No dia 25 de Abril de 1974, Portugal viveu a revolução dos cravos. Uma revolução pacífica, sem derramamento de sangue e que impressionou o mundo. A revolução portuguesa iria mesmo influenciar outras revoluções em outros países, como em Espanha, no Brasil e na Venezuela, por exemplo. A revolução dos cravos acabou com décadas de ditadura e deu ao país motivos para sonhar com outro futuro. Não se conseguiu concretizar todos os sonhos da altura, mas a verdade é que vivemos hoje em liberdade graças à coragem e à determinação de um punhado de valentes soldados e capitães. Descubra 6 curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974.

1. Quantos anos durou o Estado Novo?

O Estado Novo foi instaurado em 1933, por António de Oliveira Salazar. Até então, o país vivia numa Ditadura Militar desde 1926, a que Salazar pôs um fim quando foi eleito Presidente do Conselho, um ano antes.

A política praticada era semelhante à que existia na Alemanha, Itália e até Espanha, se bem que com algumas diferenças – uma delas era a associação com a igreja, que caminhava lado a lado com o Governo. Mesmo depois da subida de Marcello Caetano a Presidente do Conselho, em 1968 (devido a doença de Salazar), o Estado Novo continuou, se bem que com menos força. O regime só caiu em 1974, 41 anos depois de ser instaurado. Ao todo, foram 48 de ditadura em Portugal.


2. A revolução começou com um pneu furado

A lembrança foi relatada à Agência Efe por Vasco Lourenço, hoje presidente da Associação 25 de Abril, criada para manter vivo o espírito daquele movimento que acabou num piscar de olhos com o regime e criou a base para a volta da democracia em Portugal.

"Quando retornávamos de uma de nossas primeiras reuniões, tivemos um pneu furado e o trocamos. Eram duas da madrugada, mais ou menos, quando disse a Otelo que não íamos solucionar nada com requerimentos e papéis, que devíamos fazer um golpe de Estado e convocar eleições. Ele olhou-me e disse: 'Mas tu também pensas assim? Esse é meu sonho!'", contou.


3. Como surgiu a ideia de um golpe militar?

Em 1973, Portugal estava ainda no meio de uma guerra colonial que não parecia ter fim. Apesar das manifestações, o Governo não mostrava intenções de mandar regressar as tropas. Os militares começavam a ficar descontentes: além das condições em que a população vivia, também não queriam continuar a ir para África combater numa guerra em que não acreditavam.

Foi então criado o Movimento das Forças Armadas, um conjunto de militares que se encontrava clandestinamente para encontrar uma forma de terminar com a ditadura. O golpe militar não foi a primeira opção, mas dois anos depois do início das operações, foi mesmo o escolhido.


4. Porque é o cravo o símbolo do 25 de Abril?

As teorias são várias, e não se sabe se todas elas serão verdadeiras ou apenas histórias que têm sido contadas ao longo dos anos. Uma história parece ser constante: os cravos eram abundantes por serem da época e das flores mais baratas da altura.

A história mais conhecida é a de Celeste Caeiro, a empregada de um restaurante próximo do Marquês de Pombal, em Lisboa, levava para casa um molho de cravos vermelhos. Os militares pediam aos populares comida ou cigarros, e Celeste ofereceu cravos por não ter mais nada. Os soldados acabaram por coloca-los no cano da espingarda. Outra das teorias afirma que terão sido as floristas no Rossio a iniciar a moda: sendo uma flor abundante, começaram a distribuir como forma de celebração.


5. Foi o 25 de Abril uma revolução sem derramamento de sangue?

Apesar de ser um golpe levado a cabo por militares, a revolução do 25 de Abril ficou conhecida por ter sido pacífica. Mesmo assim, não é verdade que não tenham existido vítimas mortais durante a revolução. Já no final do dia 25, quando os populares exigiam o fim da PIDE junto à sua sede, em Lisboa, os seus dirigentes disparam contra a população. Desse evento resultaram quatro mortos e vários feridos, as únicas vítimas mortais da revolução.


6. Quem foi o primeiro Presidente da República após o 25 de Abril?

A resposta é António de Spínola. Em Novembro de 1973, é convidado por Marcelo Caetano, numa tentativa de o colocar no regime, para ocupar a pasta de ministro do Ultramar, cargo que não aceita. A 17 de Janeiro de 1974, é nomeado para vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, por sugestão de Costa Gomes, cargo de que é demitido em Março, por se ter recusado a participar na manifestação de apoio ao Governo e à sua política.

A 25 de Abril de 1974, como representante do MFA (Movimento das Forças Armadas), aceita do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano, a rendição do Governo, o que na prática significa uma transmissão de poderes. Com a instituição da Junta de Salvação Nacional, órgão que passou a deter as atribuições dos órgãos fundamentais do Estado, a que presidia, é escolhido pelos seus membros para o exercício das funções de Presidente da República. Ocupará a Presidência da República a 15 de Maio de 1974, cargo que irá exercer até 30 de Setembro de 1974, altura em que renuncia e é substituído pelo general Costa Gomes.

Eu gosto do 25 abril porque é feriado e vou passear com a família

Carlos Lopes

Páscoa 

A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade (e celebrada até hoje). Trata-se da Pessach, celebração judaica que significa "passagem" e é vulgarmente conhecida como "páscoa judaica". Essa festa acontece em obediência a uma ordem de Javé e relembra aos judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Na narrativa bíblica ("Exôdo", capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípsia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão. Essa tradição consolidou-se entre os judeus e existe até hoje.

Com o surgimento do cristianismo, os fiéis adeptos dessa religião deram novo sentido à celebração em homenagem ao sacrifício de Jesus. Assim, os judeus celebram a libertação da escravidão do Egito, e os cristãos, a crucificação e ressurreição de Jesus, eventos chamados pelos últimos como Paixão de Cristo.

Carlos Lopes

Greve dos professores

Os professores este ano letivo têm feito greves. Em causa dizem estar " os problemas da carreira, precariedade, envelhecimento da classe, condições de trabalho e proteção a docentes com doenças incapacitantes", de acordo com um comunicado publicado no site da FENPROF as negociações entre os sindicatos e Governo têm estado a decorrer.

O estado está a exigir os serviços mínimos.

Eu penso que isto tem que ser o mais rápido possível resolvido para o bem de todos, seja dos professores, seja por causa dos alunos.

Natália Teixeira

Notícias do mês

 
Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940 - São Paulo, 29 de dezembro de 2022), mais conhecido como Pelé, foi um futebolista brasileiro que atuou como atacante. Descrito como o "Rei do Futebol", é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 golos em 812 partidas. No total foram 1283 golos em 1363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos de idade, e pela Seleção Brasileira aos dezesseis. Durante sua carreira na Amarelinha, sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Contando os golos oficiais, Pelé é, ao lado de Neymar, o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 golos em 92 jogos. Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963. Conhecido por conectar a frase "jogo bonito" ao futebol, a "ação eletrizante e a propensão a objetivos espetaculares" de Pelé fizeram dele uma estrela rapidamente, e sua equipe fez turnes internacionais, a fim de aproveitar ao máximo sua popularidade. Após se reformar em 1977, tornou-se embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação publicidade. Em janeiro de 1995, foi nomeado ministro do desporto no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado presidente honorário do New York Cosmos.
Com média de quase um golo por partida ao longo de sua carreira, Pelé era especialista em chutar a bola com qualquer um dos pés, além de antecipar os movimentos de seus oponentes em campo. Embora atuasse predominantemente como atacante, ele podia recuar e assumir um papel de playmaker, fornecendo assistências com sua visão e habilidade de passe. Considerado um jogador completo, também tinha como característica a qualidade no drible para passar pelos adversários. No Brasil, Pelé é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos pobres. Ao longo da sua carreira e reforma, recebeu vários prémios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no desporto

No mês de dezembro, houve duas grandes perdas mundiais. O falecimento do papa Bento XVI e do futebolista Pelé. 

Bento XVI (em latim: Benedictus P.P. XVI), nascido Joseph Aloisius Ratzinger (Marktl am Inn, 16 de abril de 1927 - Vaticano, 31 de dezembro de 2022), foi o Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou a sua abdicação. Posteriormente foi Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Desde sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma. Foi eleito, no conclave de 2005, o 265.º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sendo sucedido por Francisco.

Dominava pelo menos seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e possuía conhecimentos de português, ademais lia grego antigo e hebraico. Foi membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, e foi também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006). É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. Foi o sexto e talvez o sétimo papa alemão desde Vítor II (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha). Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Renunciou em 28 de fevereiro de 2013, justificando-se em sua declaração de renúncia que as suas forças, devido à idade avançada, já não lhe permitiam exercer adequadamente o pontificado.

O Papa Emérito Bento XVI morreu em 31 de dezembro de 2022, às 9h34m do horário local, após apresentar uma rápida deterioração de sua saúde em consequência da idade avançada, nos dias seguintes ao Natal. Sua morte foi confirmada pelo Secretário de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

 
Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940 - São Paulo, 29 de dezembro de 2022), mais conhecido como Pelé, foi um futebolista brasileiro que atuou como atacante. Descrito como o "Rei do Futebol", é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 golos em 812 partidas. No total foram 1283 golos em 1363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos de idade, e pela Seleção Brasileira aos dezesseis. Durante sua carreira na Amarelinha, sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Contando os golos oficiais, Pelé é, ao lado de Neymar, o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 golos em 92 jogos. Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963. Conhecido por conectar a frase "jogo bonito" ao futebol, a "ação eletrizante e a propensão a objetivos espetaculares" de Pelé fizeram dele uma estrela rapidamente, e sua equipe fez turnes internacionais, a fim de aproveitar ao máximo sua popularidade. Após se reformar em 1977, tornou-se embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação publicidade. Em janeiro de 1995, foi nomeado ministro do desporto no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado presidente honorário do New York Cosmos.
Com média de quase um golo por partida ao longo de sua carreira, Pelé era especialista em chutar a bola com qualquer um dos pés, além de antecipar os movimentos de seus oponentes em campo. Embora atuasse predominantemente como atacante, ele podia recuar e assumir um papel de playmaker, fornecendo assistências com sua visão e habilidade de passe. Considerado um jogador completo, também tinha como característica a qualidade no drible para passar pelos adversários. No Brasil, Pelé é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos pobres. Ao longo da sua carreira e reforma, recebeu vários prémios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no desporto.  

Leandro Ferreira

                                        25 de Abril 1974

Festejos em Lisboa no dia 25 de abril de 1974, fotografias de Miranda Castela, Arquivo Histórico.

A Junta de Salvação Nacional toma as primeiras medidas legislativas, salientando-se a destituição de Américo Tomás do cargo de Presidente da República e de Marcelo Caetano do cargo de Presidente do Conselho, a dissolução da Assembleia Nacional e a proclamação do 1.º de Maio como feriado nacional.

O período pós-revolucionário é marcado por um clima de tensão e instabilidade políticas que se traduz na constituição de seis governos provisórios entre maio de 1974 e julho de 1976.

A 28 de setembro de 1974, o confronto entre a designada "maioria silenciosa" de direita e a esquerda, apoiada pela Comissão Coordenadora do MFA, resulta na demissão do general Spínola do cargo de Presidente da República e no reforço do domínio político dos militares e da esquerda, que seria confirmado com o fracasso do golpe de 11 de março de 1975.

Cartaz de João Abel Manta, Comissão Nacional de Eleições.

Cartaz da "maioria silenciosa", coleção particular.

A Junta de Salvação Nacional e o Conselho de Estado, criados após o 25 de Abril, são substituídos pelo Conselho da Revolução que inicia de imediato uma política de nacionalizações dos vários sectores económicos.

O processo de descolonização está no centro da política nacional. Entre 1974 e 1975, Portugal reconhece a independência das antigas colónias – Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola – e irá posteriormente receber e integrar os portugueses retornados destes territórios.

O processo de independência de Timor-Leste é interrompido na sequência dos desentendimentos entre as forças políticas timorenses, com a declaração unilateral de independência proclamada pela Frente Revolucionária de Timor-Leste (FRETILIN) e a posterior invasão daquele território pela Indonésia. A Lei n.º 1/76 aprova o estatuto orgânico de Macau atribuindo àquele território autonomia administrativa, económica, financeira e legislativa.

Cartaz de apelo ao voto, Comissão Nacional de Eleições.

Telegrama enviado à Assembleia Constituinte, Arquivo Histórico Parlamentar.

Após vários adiamentos, o Pacto MFA/Partidos, pelo qual os partidos políticos se comprometem a respeitar no texto constitucional o poder do MFA na condução da vida política portuguesa, viabiliza a realização das eleições para a Assembleia Constituinte no dia 25 de abril de 1975.

O Partido Socialista (PS) obtém a vitória com a eleição de 116 Deputados, seguido do Partido Popular Democrático (PPD) com 81 Deputados, do Partido Comunista Português (PCP) com 30 Deputados, do Partido do Centro Democrático e Social (CDS) com 16 Deputados, do Movimento Democrático Português (MDP-CDE) com 5 Deputados, da União Democrática Popular (UDP) com 1 Deputado, e da Associação de Defesa dos Interesses de Macau (ADIM) também com 1 Deputado.

Os trabalhos da Assembleia Constituinte iniciam-se a 2 de junho de 1975, coincidindo com um dos períodos mais conturbados após o 25 de Abril. Os meses seguintes caracterizaram-se pelo agravamento da tensão e da violência políticas. Estão em confronto duas tendências: os defensores da "via revolucionária" e os defensores do "modelo europeu de democracia".

Cerco ao Palácio de São Bento em 1975, fotografia de Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar.

No dia 12 de novembro de 1975, uma manifestação, constituída maioritariamente por trabalhadores da construção civil em luta pela assinatura do contrato coletivo de trabalho, cerca o Palácio de São Bento, onde decorrem os trabalhos da Assembleia Constituinte.

A vitória dos militares moderados na sublevação dos oficiais da extrema-esquerda no dia 25 de novembro de 1975 marca a derrota da "ala revolucionária" do MFA e reconduz os partidos políticos ao centro da vida política.

O Pacto MFA/Partidos é renegociado, visando a eliminação da Assembleia do MFA e a redução dos poderes do Conselho da Revolução na futura Constituição.

Autocolante alusivo ao facto de, depois do cerco e de ser acusado de fascista, Pinheiro de Azevedo ter afirmado "Bardamerda para o fascista".

Presos de 25 Abril

A 2 de abril de 1976, a Assembleia Constituinte aprova a Constituição da República Portuguesa, com os votos contra de apenas um partido político, o CDS.

O espírito revolucionário da época reflete-se no texto constitucional, que aponta como objetivos do Estado a transição para o socialismo, o exercício do poder pelas classes trabalhadoras e a apropriação coletiva dos principais meios de produção.

A Constituição de 1976 consagra direitos e deveres fundamentais como o princípio da igualdade, a liberdade de imprensa, a liberdade religiosa, direitos laborais, sociais e culturais, institui como órgãos de soberania o Presidente da República, o Conselho da Revolução, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais, integra as autarquias locais e as regiões administrativas na organização política do Estado e institui as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A 25 de abril de 1976, realizam-se as primeiras eleições para a Assembleia da República. O PS obtém uma maioria relativa com 35% dos votos e 107 Deputados. As eleições para as Assembleias Regionais dos Açores e da Madeira realizam-se a 27 de junho, data da eleição do Presidente da República, Ramalho Eanes. Em julho, Mário Soares, líder do PS, toma posse como Primeiro-Ministro do I Governo Constitucional. Finalmente, a 12 de dezembro, realizam-se as eleições autárquicas.

Mário Soares, Primeiro-Ministro do I Governo Constitucional no debate do Programa do Governo na Assembleia da República em 1976, fotografia de Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar.

A revolução e o processo de instauração da democracia fazem-se sentir em todos os sectores: na comunicação social, na educação, na cultura, no trabalho, na sociedade, na economia e nas mentalidades, alcançando-se, assim, em 1976, dois objetivos propostos pelo programa do MFA: a democratização do país e a descolonização.

A libertação dos presos políticos, já na madrugada do dia 27, foi um dos momentos decisivos da revolução de 25 de Abril de 1974. A repressão da polícia política (PVDE/PIDE/DGS), com milhares de presos, muitos dos quais torturados ou mortos, foi um elemento decisivo para garantir a longa duração da ditadura. Abrir as cadeias da polícia política, marcava a rotura definitiva com o passado...

Para conhecer esse momento, iremos utilizar a imprensa da época que dá grande relevo ao acontecimento, sobretudo à libertação dos presos das cadeias de Caxias e Peniche.

Na tarde de 26, já o vespertino Diário de Lisboa titula a toda a largura da 1ª página, "Caxias Caiu – Libertos os Presos – Detida a DGS/PIDE". Era uma das preocupações fundamentais de todos os que, desobedecendo ao pedido transmitido pela rádio nos comunicados do Movimento das Forças Armadas (MFA), se manifestavam nas ruas em apoio dos militares revoltosos.

O jornal noticia que "a cadeia política da DGS/PIDE em Caxias foi tomada pelas oito e meia da manhã de hoje (26 de abril), por uma força de pára-quedistas".

Leandro Ferreira

1 de Maio - Dia do Trabalhador

O dia do trabalhador comemora-se em Portugal e noutros países da Europa a dia 1 de Maio.

Tudo começou em 1886 com os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que se mobilizaram pelos seus direitos porque trabalhavam em péssimas condições, como por exemplo: os acidentes de trabalho, os problemas de saúde, etc.

Então os trabalhadores, em péssimas condições, mobilizaram um protesto que se realizou no dia 1 de Maio de 1886. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas de trabalho.

Em Portugal só se começou a ser feriado no dia 1 de Maio de 1890.

Mas as comemorações cessaram no início do Novo Regime, pois o Regime não lhes falar.

Posteriormente, o primeiro de Maio voltou a ser festejado em Maio de 1974, oito dias após a Revolução dos Cravos.

Na minha opinião, ainda bem que veio a Revolução dos Cravos pois ninguém podia falar naquela altura. Era muito complicado não podíamos dar a nossa opinião e não ter, se calhar, este feriado que é importante para todos nós Portugueses e no mundo fora.

Natália Teixeira

Características do Outono

O outono é a estação do ano que acontece logo em seguida ao verão e antecede a chegada do inverno. Sendo assim, pode ser considerado um período de transição entre essas duas estações. Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.

Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos, até mesmo precipitação na forma de neve.

Inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, 12 horas. Na medida em que o outono avança e vamos nos aproximando do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.


Jaqueline Fernandes

© 2022 APCB - Associação de Paralisia de Braga
Rua de Redemoinhos, nº1, 4720-289 Amares
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora