
Boccia
É uma modalidade para atletas com paralisia cerebral e/ou outras disfunções neurológicas com origem no sistema nevoso central e disfunções neuromusculares severas de origem não cerebral que afetem os quatro membros. - Diminuição dos estados de ansiedade e depressão através da prática da modalidade de Boccia com regras adaptadas as condicionantes do público alvo;
- Ocupação dos tempos livres dos idosos, de uma forma alegre e saudável, favorecendo os processos de sociabilização e de comunicação;
- Melhoria da saúde mental e promoção do bem-estar psicológico.
- Melhoria da qualidade de vida, restituindo nos idosos a consciência do seu corpo e a possibilidade da utilização do mesmo com eficácia;
- Desenvolvimento da motricidade fina e global, da coordenação motora a nível óculo-manual e da capacidade de concentração.
Regras BOCCIA
REGRAS DO BOCCIA:
A quadra ideal de boccia mede 6 X 10 metros – mas espaços menores podem ser utilizados
Duas equipas competem. Cada equipa consiste em um, dois ou três jogadores. Você pode acrescentar à regra que jogadores devem estar sentados quando jogarem as bolas.
Uma equipa joga com as bolas vermelhas, a outra equipa com as bolas azuis.
Primeiro a bola alvo branca é jogada dentro da quadra pela equipa vermelha.
A equipa vermelha, então, joga uma bola vermelha o mais perto possível da bola alvo.
Agora é a vez da equipa azul. O objectivo dele é atirar as suas bolas o mais próximo da bola alvo do que a bola vermelha. Quando uma bola azul estiver mais próxima da bola alvo que uma bola vermelha, é a vez da equipa vermelha jogar de novo.
A equipa vermelha joga as suas bolas até que uma bola vermelha permaneça de novo o mais próximo da bola alvo.
O jogo continua desta maneira até que todas as bolas sejam jogadas.
Pontuação: Se uma bola vermelha estiver mais próxima da bola alvo, a equipa vermelha ganhou a partida. Um ponto é dado para cada bola em uma melhor posição que a melhor bola azul localizada. Se uma bola azul for a mais próxima, o inverso se aplica.
Seis jogos fazem uma partida.
Carlos Lopes
As vindima
A vindima é a colheita (apanha) da uva. Num sentido mais lato a vindima engloba o período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho.
Alguns vinhos com Denominação de Origem são designados como "vindima tardia". Estes têm de ser comercializados sob a sua variedade (só podem ser monocastas, das variedades Gewürztraminer, Pinot Gris, Riesling, Muscat) e ano de vindima. São vinhos que não podem ser enriquecidos. Como o nome indica, a vindima tardia consiste em fazer uma apanha da uva mais tarde, dando tempo para que o fungo Botrytis Cinérea afecte as uvas, o que confere ao vinho um sabor doce.
Em Portugal, a vindima ocorre em diferentes meses, consoante a espécie da uva e a localização das vinhas. Na região do Douro, a vindima é feita durante o mês de setembro, podendo estender-se até outubro.
Leandro Ferreira


Dia internacional da Paz:
O dia Internacional da Paz é celebrado no dia 21 de Setembro, foi declarado pelo ONU em 30 de Novembro de 1981. Dedica - se á paz mundial e, especialmente ausência de guerra.
Na minha opinião, os governantes têm de rever muita coisa por causa das guerras que há por esse mundo fora, sobretudo na Ucrânia e Palestina.
A guerra além de fazer muitas mortes trás também muita fome.
Já se tem vindo a notar as consequências como por exemplo no aumento de tudo que se vai comprar como por exemplo no pão, nos cereais, nos combustíveis etc.
O mundo todo está a sofrer consequências.
O Papa Francisco pediu que esta segunda feira dia 7 as pessoas fizessem uma oração pela paz.
Por tanto eu penso que está na hora de todos nós mas sobretudo os governantes fazerem alguma coisa porquê se não sei aonde vai parar quem vai sofrer às consequências somos todos as gerações que vieram depois de nós.
Natália Teixeira
Viagem de sonho
O Estado do Vaticano é o menor país do mundo. Essa nação está encravada no território da Itália, mais precisamente na cidade de Roma, onde fica a sede da Igreja Católica.
O Vaticano é um país localizado na Europa. Ele é a sede da Igreja Católica. A fundação do Vaticano ocorreu em 1929 por meio do chamado Tratado de Latrão.
Geograficamente, o Vaticano é um enclave inserido dentro do teResumo sobre o Vaticano
O Vaticano foi fundado em 1929 por meio do chamado de Tratado de Latrão, feito entre a Itália e a Igreja Católica.
A extensão territorial do Vaticano é de apenas 44 hectares, logo este é o menor país do mundo.
O nome Vaticano é uma referência a uma formação de colina existente no território de Roma (Itália).
Grande parte da população do Vaticano é formada por trabalhadores e membros da Igreja Católica.
A principal atividade geradora de divisas econômicas do Vaticano é o chamado turismo religioso.
O Vaticano é um país totalmente urbano que conta com uma moderna infraestrutura de serviços.
A cultura do Vaticano está fortemente vinculada às práticas tradicionais oriundas da Igreja Católica.
Dados gerais sobre o Vaticano
Nome oficial: Estado da Cidade do Vaticano.
Gentílico: vaticano.
Extensão territorial: 0,44 quilômetro quadrado.
Localização: Europa Ocidental.
Capital: Cidade do Vaticano.
Clima: mediterrâneo.
Governo: monarquia absoluta teocrática.
Idiomas: italiano e latim.
Religião: 100% — cristianismo.
População: 800 habitantes.
Densidade demográfica: 1.800 habitantes/quilômetro quadrado.
Moeda: euro.
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 440 milhões.
PIB per capita: US$ 416.000.
Fuso horário: UTC+1.

Receita Italiana
Cozinhar al dente o arroz em bastante água quente com um pouco de sal, escorrer e passar em baixo da água corrente para cessar o cozimento, deixe arrefecer. Agora, enquanto o arroz cozinha, lave bem as vagens tire as pontinhas e ponha para cozinhar, escorra e passe em baixo da água e em seguida corte em pedaços. Logo depois, descasque o abacate, retire a semente e corte a polpa em cubinhos e coloque os pedaços de abacate em uma pirex pequeno adicione o suco de 1 limão e reserve. Em seguida, corte as fatias de salmão defumado em tirinhas e coloque numa tigelinha 4/5 colheres (sopa) de azeite e junte o suco de 1 limão, um pouco de sal e pimenta do reino ou pimenta branca. Complete com um pouco de pimenta calabresa moída (opcional), misture tudo até emulsionar bem. Juntar o arroz em uma saladeira e unir a vagem, o salmão, o abacate e dê sabor com a cebolinha picada, e um pouco de folhas de erva doce picada. Em seguida, tempere tudo com a emulsão preparada anteriormente mexendo bem. Sirva a seguir e bom apetite!!!

Carlos Lopes

Viagem de Sonho
Zermatt, na Suíça, é um dos destinos de neve mais famosos do planeta. A elegante cidade fica aos pés da icônica montanha Matterhorn, perto da fronteira com a Itália, oferecendo paisagens alpinas de tirar o fôlego. Mas não é só isso. Pistas de esqui de alto nível, restaurantes renomados, atividades de inverno e um vilarejo sem carros a tornaram uma das estâncias de esqui mais populares dos Alpes. Confira, a seguir, o que fazer em uma viagem à cidade de Zermatt!
Pratique esqui e snowboard em uma área impressionante
Como uma das estações de esqui mais altas da Europa, Zermatt tem uma queda de neve confiável e, portanto, não decepciona quem pretende esquiar e praticar snowboard durante as férias. Sua área de esqui está ligada à de Cervinia, do outro lado da fronteira italiana, e juntas elas fornecem uma quantidade impressionante de pistas (360 km) e alguns desafios fora de pista para esquiadores experts.
Escolas de esqui com instrutores experientes e multilíngues estão disponíveis para ajudar quem quer aprender a esquiar em Zermatt ou aperfeiçoar as habilidades. E para os fãs da modalidade freestyle, a estação conta com um excelente parque de neve (snowpark), com obstáculos voltados para todos os níveis de experiência.
Faça o famoso passeio de trem até Gornergrat
O passeio de trem para Gornergrat (3.089 m) é uma atração que não pode faltar no seu roteiro de viagem para Zermatt. O trem de cremalheira mais alto da Europa leva você ao topo da montanha em 33 minutos, passando por belas paisagens ao longo do caminho. Lá em cima, você desfrutará de um visual magnífico dos picos nevados da região, incluindo o Monte Rosa (a montanha mais mais alta da Suíça) e sua enorme geleira, assim como a Breithorn e, claro, a icônica Matterhorn.
Receita de Fondue
01. Fondue – o mais famoso dos pratos típicos da Suíça
O fondue é O prato nacional da Suíça. Seu nome vem da palavra francesa fondre, que significa derreter, e foi descrita pela primeira vez na Ilíada de Homero como uma mistura de queijo de cabra, farinha e vinho.
O ingrediente principal do fondue é o queijo derretido, com muitas variedades regionais e adições saborosas, como conhaque de cereja, vinho branco ou uma pitada de noz-moscada. Foi inventado por necessidade, na época em que os habitantes alpinos e pastores viajantes dependiam apenas de queijo, vinho e pão para levá-los durante o inverno.
O fondue de queijo é O prato nacional da Suíça
1 dente de alho cortados ao meio
½ litro de vinho branco
1 colher de chá de suco de limão
225g de queijo emmental ralado
225g de queijo gruyère ralado
1 colher de chá de farinha de milho
pedaços de pão em cubos, para mergulhar
Esfregue o interior da panela de fondue com as metades do alho. Adicione o vinho e o suco de limão à panela e aqueça até ferver. Abaixe o fogo e misture gradualmente os queijos até derreter, mexendo o tempo todo.
Usando as pontas de fondue, mergulhe os cubos de pão no queijo e sirva. Não deixe ferver para não queimar o fundo.
Jaqueline Fernandes

10 de junho
PORTUGAL: PORQUE SE COMEMORA O DIA 10 DE JUNHO ?
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do cidadão nacional e das Forças Armadas.
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do cidadão nacional e das Forças Armadas.
Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou as portuguesas e os portugueses.
ORIGENS DO 10 DE JUNHO:
Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de Outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de Outubro estipulando os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência social da igreja católica e laicizar o Estado.
Neste decreto ficaram consignados os feriados de 1 de Janeiro, Dia da Fraternidade Universal; 31 de Janeiro, que evocava a revolução falhada no Porto, e portanto foi consagrado aos mártires da República; 5 de Outubro, Dia dos heróis da República; 1 de Dezembro, o Dia da Autonomia (Restauração da Independência) e o Dia da Bandeira; e 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, laicizando a festa religiosa do Natal.
O decreto de 12 de Junho dava ainda a possibilidade de os concelhos escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais.
Com a entrada em vigor da Constituição de 1933, todas estas leis ficaram sem efeito.
O DIA DE CAMÕES:
Luís Vaz de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia.
Na fotografia, a estátua a Luís Vaz de Camões.
O DIA DA RAÇA E DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS:
O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direcção de António de Oliveira Salazar. Foi a partir desta época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deveu-se bastante à cobertura dos meios de comunicação social.
Durante o Estado Novo, o 10 de Junho continuou sendo o Dia de Camões. O regime apropriou-se de determinados heróis da república, não no sentido laico que os republicanos pretendiam, mas num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica e propagandística.
Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978. Desde o ano 2013 a comunidade autónoma da Extremadura espanhola festeja também este dia.
O DIA DO SANTO ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL:
A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o Papa Júlio II instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho. A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas seria restaurada mais tarde, em 1952, quando mandada inserir no Calendário Litúrgico português pelo Papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal no 10 de Junho.
Terá surgido pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a sua devoção deu uma tal vitória às forças de D. Afonso Henriques sobre os invasores muçulmanos que lhe deu a oportunidade de autoproclamar-se rei de Portugal.
Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia contou ainda que, entre abril e outubro de 1916, nas aparições de Fátima, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço, no lugar dos Valinhos, e outra junto ao poço do quintal de sua casa, chamado o Poço do Arneiro, no lugar de Aljustrel, em Fátima, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo da Paz, o Anjo de Portugal".
CARLOS LOPES
BIOGRAFIA DE ANTÓNIO VARIAÇÕES

António Joaquim Rodrigues Ribeiro é o conhecido cantor António Variações, que nasceu no dia 3 de Dezembro de 1944 na freguesia de Fiscal no lugar de Pilar que pertence ao concelho de Amares. Filho dos camponeses Jaime Ribeiro e Deolinda de Jesus Rodrigues. A infância foi passada entre os estudos e o trabalho no campo, para ajudar os pais.O seu pai tocava cavaquinho e acordeão e foi a sua primeira inspiração. Desde cedo que António revelou a sua paixão pela música a nas romarias e no folclore locais. Aos onze anos teve o seu primeiro emprego, em Caldelas e em Janeiro de 1956 partiu para Lisboa. Em Lisboa trabalhou como marçano, enquanto à noite tirava o curso na Voz do Operário. Depois trabalhou como caixeiro e empregado de escritório. Seguiu-se o serviço militar em Angola, numa zona pacífica, do qual regressou em Janeiro de 1970. Com a ajuda do amigo e colega Fernando Ataíde, foi admitido em Quer, o primeiro cabeleireiro unissexo a funcionar em Portugal. Viajou até Londres, onde viviam um irmão e uma irmã e trabalhou num colégio de computadores. Em 1972 regressou a Lisboa, tendo passado ainda por um salão no Centro Comercial Imaviz, onde exerceu a profissão de Barbeiro. Em 1974, pouco antes do 25 de Abril, foi até Amesterdão, tendo ali ficado um ano, a trabalhar como barbeiro, e a desenvolver a sua técnica de corte, onde descobriu um novo mundo, querendo trazer para Portugal uma nova maneira de viver. Em 1976 juntou - se á primeira equipa, dirigida por Isabel Queiroz do Vale. Em meados de 1979, abriu a sua própria barbearia "É Pró Menino e Pra Menina", na Rua de São João. Entretanto, deu igualmente início aos espetáculos com o grupo Variações, atraindo rapidamente as atenções. Por um lado, o seu visual excêntrico não passava despercebido e, por outro seu estilo musical combinava vários géneros, como rock, o pop, os blues ou o fado. Em 1978, apresentou -se na editora Valentino de Carvalho. A discoteca Trumps ou Roc Rendez – Vous onde ele se apresentou pela primeira vez. Em 1981, sem ter editado qualquer música, participou no programa de televisão de Júlio Isidro, O Passeio dos Alegres, tendo cantado o tema Toma um comprimido, com uma encenação muito extravagante. A sua música e o seu estilo próprio e inconfundível fizeram com que depressa alcançasse uma fama razoável. Editou o primeiro single com os temas Povo que Lavas no Rio de Amália Rodrigues (sua maior referência), e Estou Além. De seguida, gravou o seu primeiro LP, Anjo da Guarda com dez faixas, todas de sua autoria, onde se destacaram os êxitos É prá Amanhã e O Corpo É Que Paga. Em 1984 lançou o seu segundo trabalho, intitulado Dar e Receber, sendo a parte instrumental assegurada por alguns elementos da banda Heróis do Mar.

Em Fevereiro e, dois meses depois a 22 de Abril, Variações daria o primeiro um concerto, na aldeia de Viatodos, concelho de Barcelos, durante as festas da Isabelinha. Depois disso, aparece pela última vez em público no programa televisivo A Festa Continua com Júlio Isidro. Será a única interpretação no pequeno ecrã das faixas do novo disco, usando o mesmo pijama com ursinhos e coelhinhos que usou na sua primeira aparição televisiva. Variações cantou na Queima das Fitas de Coimbra de 1984, no dia de 17 de Maio, na Noite da Psicóloga, já gravemente doente, sendo que os seus amigos e familiares deixaram de receber notícias do cantor, que ficou hospitalizado por alguns dias em casa do seu amigo Ataíde até ter sido levado para o Hospital Pulido Valente, no dia 18 de Maio devido a um problema brônquico - asmático. Quando a canção do Engate invadiu as rádios, já António Variações se encontrava internado no hospital. Transferido para a Clínica da Cruz Vermelha, morreu às 6 h 30 minutos de 13 de Junho, vítima de uma broncopneumonia bilateral, especula-se que provavelmente foi causada pelo VIH, mas por causa do estigma que essa doença envolvia, o mistério permanece até hoje. Foi sepultado no cemitério da terra natal, em Fiscal, Amares.
Vinte anos após a sua morte, em Dezembro de 2004, foi lançado um álbum em sua homenagem, com canções da sua autoria que nunca tinham sido editadas; sete conhecidos músicos portugueses formaram a banda Humanos e gravaram 12 músicas selecionadas de um conjunto de cassetes " perdidas" no património de Variações administrado pelo irmão Jaime Ribeiro. Mais recentemente no ano de 2019 foi feito filme em titulado Variações onde retratava a vida dele desde novo até há sua morte. O ator que representava o António Variações foi Sérgio Praia. Esse filme foi o mais visto de esse ano.

Em entrevista, António Variações explicou o nome escolhido: Variações é uma palavra que sugere elasticidade, liberdade.
"E é exatamente isso que eu sou e faço no campo da música.
Aquilo que canto é heterogêneo.
Não quero enveredar.
Não sou limitado.
Tenho a preocupação de fazer coisas de vários estilos."
Natália Teixeira
Feira de Natal

Na aldeia de Gontinho, em Ribeira do Neiva no concelho de Vila Verde realizou - nos dias 16 e 17 de Dezembro chamado Natal na Montanha.
A ideia é transformar a aldeia de Gontinho em conglomerado de casas antigas (grande em pedra) que fica situado no topo de uma das montanhas que circunda Ribeira do Neiva.
Lá houve muitas atrações como por exemplo: o típico comboio de Natal, o presépio ao vivo, o encontro de cores e um mercado com oferta comercial e gastronómica divertida.
A aldeia foi iluminada e decorada com motivos natalícios.
Natália Teixeira
Dança Adaptada
Transformações estéticas ocorridas na dança e modificações sociais relacionadas às pessoas com deficiência ocorreram no último século. A conjugação destes factores levou pessoas com deficiência motora a actuarem cenicamente no universo da dança, em contexto artístico-performance, por nós chamada de Dança Inclusiva. Tal realidade, relativamente nova e com a necessidade de uma maior compreensão, levou-nos ao objectivo desta investigação, que foi a descrição, comparação e caracterização de duas companhias que incluem pessoas com deficiência motora em seus elencos e que actuam no contexto referido. A aplicação de um inquérito por questionário aos 16 bailarinos e, a realização de uma entrevista com os directores da brasileira Roda Viva Cia. De Dança e da londrina CandoCo Dance Company O modelo estatístico adoptado para o tratamento apresentação dos dados do inquérito por questionário foi orientado numa vertente descritiva, com recurso à estatística gráfica e classificação tabelar e, para o inquérito por entrevista optámos por uma análise de conteúdos. Constatámos pois que existem pontos de intersecção nos projectos de acção e planos de intervenção e especificidades na constituição dos elencos e na direcção destas companhias.
Na minha instituição a Valoriza temos uma actividade de dança inclusiva. Uma monitora escolhe as músicas e as coreografias e ensaia as danças. Eu foi protagnista de uma dança com a monitora Catarina e atuámos em várias festas.
Leandro Ferreira
Preconceito
Há muitos tipos de preconceito!
O preconceito é a discriminação silenciosa e sorrateira que o indivíduo pode ter em relação ao outro, é um não gostar, um achar feio e errado, sem a discussão do contrário, daquilo que poderia configurar o que viesse a ser o bonito ou correto.

Também há diversos exemplos de preconceito que incluem machismo (crença na maior capacidade dos homens em detrimento das mulheres), capacitismo (crença de que pessoas com deficiência não são capazes ou inaptas), racismo (crença de que pessoas de determinada raça são superiores em detrimento das outras), entre outros.
O que eu quero dizer com isto é que temos de acabar com estes preconceitos porque somos todos iguais e todos diferentes não interessa se somos deficientes, se somos pobres, se somos de cor.
Temos de nos respeitar a todos independente do que somos.
NATÁLIA TEIXEIRA
JMJ 2023
Mês de Agosto
É o oitavo mês do ano, na cultura ocidental.

O seu nome foi atribuído em honra a Augusto, imperador romano, sobrinho-neto e herdeiro de Júlio César.
Agosto é o mês, por excelência, das festas e das romarias, que se comemoram um pouco por todo o lado. É também o mês das férias, dos turistas e dos emigrantes, que aproveitam o tempo de calor para matar saudades das suas terras.
A 14 de agosto comemora-se a Batalha de Aljubarrota, enquanto que a 15 se festeja a Assunção de Nossa Senhora. Agosto tem trinta e um dias
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2023 EM PORTUGAL. O MAIOR ENCONTRO DE JOVENS DO MUNDO
Portugal foi o país escolhido para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto de 2023.
As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, na mesma cidade, no Ano Internacional da Juventude.
Um Encontro Inspirador
Este encontro internacional de fé e devoção "reúne jovens de todo o mundo com o Papa e é, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja".
Ao longo de uma semana, os jovens são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, estes participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ. Os pontos altos são as celebrações que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.
Trata-se de um dos maiores eventos mundiais da juventude que dará grande projeção e visibilidade a Portugal pois, muitos turistas, principalmente os que chegam de destinos mais longínquos, vão estender a estadia ao longo do mês de agosto para conhecer o país.
CARLOS LOPES
História do Padel

O padel (ou pádel ou paddle) é uma das modalidades desportivas com história mais curta. Nasceu na década de 1970, depois de uma viagem do espanhol Alfonso de Hohenlohe ao México, em 1974, onde o seu amigo Enrique Corcuera havia criado uma derivação do ténis que o entusiasmou muito. Regressado à Europa, Hohenlohe dedicou-se a melhorar as regras do jogo, e construiu as duas primeiras pistas em Espanha, no Marbella Clube.
No ano seguinte (1975), o milionário argentino Júlio Menditengui também gostou tanto desta espécie de ténis que conseguiu fazer do padel o segundo desporto mais praticado no seu país, logo após o futebol, com mais de dois milhões de atletas e dez mil pistas construídas. Entretanto, este desporto alastrou-se por toda a América Latina, e também chegou aos EUA e Canadá.
Em Portugal, só nos finais dos anos 90 o padel ganha alguma expressão, com a construção de dois campos no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António e três campos na Quinta da Marinha Clube de Ténis. O primeiro de todos tinha sido edificado pouco tempo antes, na capital, no Lisboa Racket Centre.
NOTA:
O padel pode reclamar as suas origens nas tentativas feitas desde finais do século XIX, com os marinheiros ingleses a tentarem adaptar o ténis às condições exíguas dos navios, em alto-mar.Como se joga
Semelhante ao ténis, o padel joga-se num campo rectângulo de dez metros de largura por vinte metros de comprimento, dividido por uma rede com 90 centímetros de altura. A grande diferença é que existem paredes atrás dos jogadores e redes metálicas nas laterais, que funcionam como tabelas. O piso poderá ser de cimento poroso, materiais sintéticos ou relva artificial, de cor verde, azul ou terracota.
A bola é de borracha, com superfície uniforme, branca ou amarela, com diâmetro entre 6,35 e 6,77 centímetros e entre 56,0 e 59,4 gramas. As raquetas têm 45,5 centímetros de comprimento, 26 de largura e 38 milímetros de espessura, perfuradas por buracos de nove a treze milímetros de diâmetro, cada um, em toda a zona central. É obrigatório a utilização no punho da raquete de uma corda ou correia para prender ao pulso, como protecção contra acidentes.
O serviço é feito para os espaços demarcados (tal como no ténis) e o sistema de pontuação também é semelhante à modalidade de que deriva. A lógica do jogo é a mesma do ténis, alternando os elementos do par, com a «vantagem» de poder deixar a bola bater numa tabela depois de tocar no solo (onde também só pode bater uma vez). São permitidos vóleis (devolver a bola para o meio-campo adversário sem a deixar tocar no seu meio-campo), excepto no serviço.
Em 1992, nas instalações da Expo de Sevilha realizou-se o primeiro campeonato do mundo com a participação de onze países da América e da Europa.
Curso de padel:
O Curso de Padel permite ao aluno adquirir os conhecimentos necessários para a correta execução técnica de cada um dos golpes mais característicos do padel, bem como desenvolver as competências necessárias para aplicá-los em diferentes âmbitos profissionais.
Você obterá um bom conhecimento sobre a atividade, a execução correta das diferentes posições e movimentos, bem como as técnicas de trabalho e como realizá-las em uma sessão prática de padel.
Regras Gerais:

O jogo é jogado entre dois jogadores ou duas equipas de dois jogadores.
O jogo é jogado numa quadra de padel de 20 m de comprimento por 10 m de largura, delimitada por uma grade de segurança.
O objetivo do jogo é devolver a bola para o campo do adversário para que ele não possa devolvê-la.
O jogo é jogado com uma bola especialmente projetada para o padel.
Uma partida é jogada até que um jogador ou equipa alcance 11 pontos, com um mínimo de 2 pontos de vantagem.
Regras de Serviço:
O serviço deve ser feito da zona de serviço, que é marcada na quadra.
O serviço deve ser realizado de forma contínua e sem paradas.
O serviço deve ser direcionado para o campo do adversário.
O serviço deve ser realizado com a mão ou o braço.
O serviço deve ser realizado com a bola acima dos ombros e abaixo da cintura.
Regras de Rebatida:
O jogador deve bater a bola com a mão ou o braço.
A bola deve ser rebatida dentro do campo do adversário.
A bola deve ser rebatida de forma contínua e sem paradas.
A bola não pode tocar a grade de segurança da quadra, nem a rede.
Regras de Pontuação:
Um ponto é marcado quando o jogador ou equipa consegue devolver a bola para o campo do adversário e ele não é capaz de devolvê-la.
Se o jogador ou equipa devolve a bola para fora do campo do adversário, ele não marca nenhum ponto.
Se o serviço é realizado fora do limite da área de serviço, o jogador ou equipa não marca nenhum ponto.
Regras de Desqualificação:
O jogador ou equipa será desqualificado se não cumprir as regras do jogo.
O jogador ou equipa será desqualificado se usar qualquer tipo de violência durante o jogo.
O jogador ou equipa será desqualificado se perturbar ou interromper o jogo.
O jogador ou equipa será desqualificado se usar qualquer tipo de substância ilegal durante o jogo.
As regras oficiais do padel da Federação Portuguesa de Padel foram criadas para garantir que todas as partidas sejam jogadas de forma justa e segura. Estas regras são seguidas por jogadores e clubes ao redor do país e ajudam a garantir que o jogo de padel seja desenvolvido de uma forma saudável e divertida.
Leandro Ferreira
Santo António
Santo António nasceu no dia 15 de Agosto de 1195 em Lisboa. O seu nome verdadeiro era Fernando de Bulhões.
Criado no seio de uma família nobre para ser cavaleiro, na sua adolescência pede autorização para ingressar na Ordem dos Cônegos de São Vicente de Fora, partindo mais tarde para Coimbra onde estudou teologia.
A busca pela introspeção e a simplicidade conduziram-no até à recém-criada Ordem Franciscana e a deixar de lado, não só o hábito de agostinho, mas também o seu nome. Fernando adota o nome António em homenagem ao ermita Santo Antão. Ele dedica-se a pregar as escrituras, que tão bem conhece, sobretudo após a sua mudança para Itália.
Santo António morre no ano de 1231 no dia 13 de Junho em Arcella, perto de Pádua em Itália. Foi por essa razão que a 13 de junho se comemora Santo António. O Santo António é comemorado em alguns concelhos como Lisboa, Famalicão, Vila Verde e Amares.
Na festa de Santo António os símbolos são as festas populares todo o tipo de música como ranchos, pop, roque e até cantares ao desafio, também fazem a fogueira de Santo António e há fogo de artifício.
O Santo António é também conhecido como o santo casamenteiro, porque muitas jovens não tinham dinheiro para o enxoval, ele ajudava-as a recolher doações para o dote. Por isso tudo, tornou-se o protetor dos namorados e das solteiras. Como tradição as mulheres que querem casar viram a figura de Santo António de cabeça para baixo.
Na comida são as sardinhas o principal prato.
É uma festa muito bonita.
Eu gosto da festa de Santo António.
NATÁLIA TEIXEIRA


A guerra na Ucrânia



Rússia e Ucrânia: um resumo da história e do conflito
No dia 23 de fevereiro de 2022, Vladimir Putin ordenou uma invasão russa à Ucrânia. O conflito está em curso e já custou centenas de vidas.
Rússia de Kiev e Imperial
Rússia e Ucrânia compartilham um ancestral cultural comum: a Rússia de Kiev, uma confederação de tribos eslavas da idade média que se estabeleceu no leste europeu. Após subsequente invasão mongol no século 13 e a conquista polonesa-lituana do território da atual Ucrânia, os dois povos passaram séculos separados até serem unificados pelo Império Russo entre os séculos 16 e 18.
União Soviética
Com o colapso do Império Russo na revolução de 1917 e a ascensão da União Soviética em 1922, foram criadas uma série de repúblicas para subdividir o país; entre elas, a da Ucrânia. Na ditadura stalinista, os ucranianos vivenciaram o Holomodor, a grande fome dos anos de 1930, que dizimou mais de 20% de sua população. Em 1954, Nikita Khrushchov, líder da URSS, transferiu o controlo da península da Crimeia da Rússia para a Ucrânia.
Independência em 1991
Em 1991, com o fim da União Soviética, cada ex-república tornou-se um estado independente. Pela primeira vez desde a idade média, os ucranianos puderam constituir seu próprio estado soberano a partir de um referendo, com 90% dos ucranianos votando pela independência. Em 1994, a Ucrânia entregou as antigas ogivas nucleares soviéticas em seu solo à Rússia, com a garantia de que suas fronteiras seriam respeitadas, constituindo o Memorando de Budapeste.
Aproximação com o Ocidente
Nos anos posteriores, a Ucrânia iniciou um movimento de aproximação com o ocidente. O sucesso de países vizinhos que ingressaram para a União Europeia despertou em boa parte da população o desejo de seguir o mesmo caminho. Em 2013, após um recuo nas negociações com o bloco europeu, ocorreram enormes protestos que levaram à deposição de Víktor Yanukóvytch no ano seguinte e à ascensão de um governo pró-ocidente.
Crise da Criméia
Ao sul da Ucrânia, entretanto, o cenário era um pouco diferente. A região tem forte presença étnica e linguística russa e também presenciou protestos pró-Rússia. No meio destes distúrbios, grupos separatistas armados, chamados de homens verdes, assumiram o controle da península da Criméia e solicitaram anexação por parte da Rússia. Violando os acordos assinados nos anos 1990, a Rússia enviou tropas para assegurar o controle da região e a anexou.
Conflitos em Donbass
A região de Donbass, no leste da Ucrânia, também foi palco de conflitos violentos. Desde 2014, grupos separatistas armados e financiados pela Rússia mantêm o controle territorial de partes das repúblicas de Donetsk e Luhansk. Como retaliação à intensificação das negociações entre a Ucrânia e a Otan, Putin reconheceu oficialmente a independência dessas regiões no dia 21 de fevereiro de 2022.
Invasão Russa
No dia 23 de fevereiro de 2022, o presidente russo iniciou a invasão da Ucrânia sob o pretexto de "desnazificar" e "desmilitarizar" o país. Além disso, afirmou que haverá consequências nunca antes vistas caso haja interferência externa. Sendo a segunda potência militar do mundo contra um país muito menor, a Rússia está massacrando qualquer capacidade defensiva da Ucrânia. Até agora, a comunidade internacional anunciou sanções.
O mundo lamenta profundamente a escalada de tensão que culminou na invasão da Ucrânia pelo governo russo, levando terror e medo ao povo de uma democracia livre e independente.
Leandro Ferreira
Boccia

O Boccia faz parte da família dos jogos "bolas" que tiveram a sua origem antes de Cristo. No antigo Egito, e recentemente, no século XX, na "Petanque" (Petanca) em França, no "bocce" em Itália e no Bowls em Inglaterra.
O Boccia é uma modalidade que não tem paralelo no desporto convencional, olímpico e não olímpico, daí ser considerada específica para a população com deficiências.
Olímpico e não olímpico, daí ser considerada específica para a população, com deficiência.
Na altura de sua inclusão no programa paralímpico. O Boccia foi a única modalidade com provas abertura na competição individual e coletiva, destinada, inicial com provas na abertura na competição individual e coletiva, destinada á deficiência.
Antigamente apenas as pessoas com paralisia cerebral jogavam. A partir de 2004, a modalidade passa a estar aberta, de acordo com os critérios de elegibilidade e de classificação.
Sérgio Soares
Anorexia
O que é a Anorexia?
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma distorção da imagem corporal, com medo extremo da obesidade e a incapacidade em manter um peso mínimo normal dentro dos 15% do peso corporal ideal.
Os pacientes com esta patologia têm a perceção que estão gordos, quando na realidade se encontram extremamente magros.
Para ficarem magros recorrem a dietas restritivas que resultam em perdas de peso abaixo 85% do índice da passa corporal (IMC) abaixo de 17,5 Kg / m2 com impacto físico, podendo haver queixas de obstipação, amenorreia, fraqueza e intolerância ao frio.
Eu vou-lhes contar um caso real de quem teve anorexia.
E esse caso real foi eu Natália Sofia Fernandes Teixeira, eu tive uma anorexia nervosa no ano de 2000. Eu era uma um pouco gordinha.
Mas quando cheguei a uma altura por volta dos meus 18 anos estávamos a meio do ano de 1999 quando comecei achar que estava muito gorda e precisava de ficar mais magra. Eu não gostava do que via ao espelho. Então decidi começar a comer pouco, tipo de manhã comia primeiro um pão com manteiga ou metia fiambre variava, depois passei a comer só metade, ao meio dia comia pouca comida ao lanche fazia como de manhã um pão com alguma coisa ou então se bebesse um iogurte já não comia mais nada. Já há noite comia pouca comida.
Com o passar do tempo até a pouca comida que comia, como por exemplo o pão ou iogurte eu deitava metade fora na sanita da casa de banho. Com o passar do tempo eu foi ficando magra.
Até que a minha mãe começou a notar que eu estava a ficar magra e pediu ajuda a uma minha tia que trabalhava na casa de uma senhora que tinha uma filha que era psicóloga para me ajudar. Eu cheguei a ir a essa psicóloga, mas ela disse à minha mãe que não trabalhava nessa área. Era psicóloga de crianças e não dessa área. Então ela ia me marcar para o privado, porque nessa altura em Braga não havia público só no Porto. Mas eu nessa altura já estava na Paralicia Celebral APCB. A Terapeuta que trabalhava comigo começou a notar que eu estava a ficar magra. E começou a perguntar-me porque me achava mais magra, ela fez-me essa pergunta duas vezes à terceira vez que me perguntou disse-me que queria falar com a minha mãe ao fim da sessão de fisioterapia porque nessa altura eu tinha terapia em conjunto com mais duas jovens. Então quando acabou a sessão a minha mãe entrou e contou-lhe o que se estava a passar comigo. A Terapeuta disse logo à minha mãe que eu não tinha nada que ir para o privado porque a ABCB tinha psicóloga que me podia tratar. Foi assim que eu comecei a ser tartada pela psicóloga de lá.
Mas minha situação começou a piorar e a psicóloga chegou a uma altura que disse à minha mãe que já não podia fazer mais nada por mim porque a minha situação estava a ficar a ficar fora do controle dela e tinha de me mandar para o Hospital de São João. A psicóloga mandou como muito urgente em fins de Junho e princípio de Julho o meu peso nessa altura era de trinta e seis quilos eu estava mesmo muito magra. Toda a gente lá estava preocupada comigo.
Eu nessa altura se tivesse ido ao Porto se calhar ficaria internada. A carta veio no princípio de setembro demorou um mês e meio porque nessa altura meteu-se as férias de Agosto. Passei a andar lá. Quando lá cheguei a Senhora Doutora Psiquiatria falou comigo e eu disse-lhe que estava gorda. Então ela disse-me que não queria gente gorda, queria gente com peso. Ela deu-me uma dieta que era para eu engordar se eu não engordasse ao fim de duas semanas ficaria internada. E com essa dieta fui ganhando peso e recuperei bem. Andei lá a ser seguida até ao ano de 2022. Era para ser controlada.
Mas vou dar um conselho a quem quiser em emagrecer peçam ajuda porque sozinhas ou sozinhos pode correr mal. Até pode levar à morte.
Foi isto que me aconteceu a mim.
Natália Teixeira
Futebol feminino
A Seleção Portuguesa de Futebol Feminino representa Portugal nas competições de futebol feminino da UEFA e FIFA.

Regulada pela Federação Portuguesa de Futebol, participou pela primeira vez na fase final do Campeonato Europeu de Futebol Feminino em 2017 e qualificou-se pela primeira vez para a fase final da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2022.
Campeonato Europeu Feminino 2017
O Campeonato Europeu Feminino de Futebol de 2017 marcou um momento emocionante para Portugal, dado que se tratou da estreia das Navegadoras em grandes competições. A competição realizou-se nos Países Baixos, entre 16 de julho e 6 de agosto de 2017.
A seleção portuguesa chegou ao torneio com uma mistura de entusiasmo e determinação, ansiosa por mostrar o crescimento e desenvolvimento do futebol feminino em Portugal. Com jogadoras talentosas e comprometidas, Portugal estava pronto para enfrentar desafios e competir no mais alto nível europeu.
No Grupo D, Portugal teve a oportunidade de enfrentar adversários de grande qualidade, incluindo Inglaterra, Escócia e Espanha. Embora tenha enfrentado algumas dificuldades, Portugal caracterizou-se pela enorme valentia e determinação em todos os jogos. Apesar de não ter avançado para as fases finais do torneio, as jogadoras portuguesas exibiram um futebol competitivo e mostraram que mereciam estar naquele palco internacional.
Um dos destaques mais memoráveis da campanha de Portugal no torneio foi a vitória diante da Escócia, num emocionante jogo onde ambas as equipas competiram de igual para igual. Esse jogo terminou com o primeiro triunfo luso em grandes competições internacionais e comprovou a capacidade da Equipa das Quinas em bater adversários experientes.
O desempenho no Campeonato Europeu Feminino de 2017 foi um marco significativo para todo o futebol feminino em Portugal. A presença da seleção no torneio não apenas inspirou jovens jogadoras em todo o país, mas também aumentou a conscientização sobre a importância de investir e apoiar o desenvolvimento contínuo do futebol feminino.
Apesar de não ter alcançado as fases a eliminar da competição, Portugal deixou uma boa impressão, demonstrando que estava pronto para competir no cenário internacional e que o futebol feminino em Portugal estava numa fase de enorme crescimento. A participação no Campeonato Europeu Feminino de 2017 serviu igualmente como fator motivador para um maior investimento e desenvolvimento do futebol feminino em Portugal nos anos subsequentes.
Campeonato Europeu Feminino 2022
O Euro 2022, sediado em Inglaterra e realizado entre 6 e 31 de julho, foi a segunda grande competição da Seleção Nacional Feminina. Portugal enfrentou um grupo complicado composto por Suécia, Países Baixos e Suíça.
No primeiro jogo do torneio, Portugal protagonizou um emocionante empate contra a Suíça, a dois golos, depois de estar a perder por 2-0, com dois golos consentidos nos primeiros cinco minutos. Contudo, a enorme resiliência portuguesa permitiu que, já na segunda parte, as comandadas de Francisco Neto reestabelecessem o empate. Esse resultado mostrou a determinação das jogadoras portuguesas para o que restava da prova.
No final da fase de grupos, Portugal encerrava a sua participação na quarta posição do Grupo C, com um ponto soderrotada por 3-2. À semelhança do jogo inaugural, a perder por 2-0.
Campeonato do Mundo Feminino 2023
O Campeonato do Mundo Feminino de 2023, realizado na Austrália e na Nova Zelândia, foi o primeiro da história da Seleção Nacional Feminina. Portugal disputou o Grupo E, enfrentando adversários, como os Países Baixos, Estados Unidos e Vietname. A campanha portuguesa galvanizou o país, que devdo à diferença horária, via os jogos das Navegadoras pela televisão por volta das oito da manhã.
O primeiro jogo do torneio colocou Portugal a enfrentar os vice-campeões do mundo em título, os Países Baixos, numa partida que foi decidida apenas pela margem mínima. Apesar de um desempenho respeitável, Portugal não conseguiu evitar a derrota por 0-1. No entanto, a equipa manteve a cabeça erguida, sabendo que ainda havia muito para conquistar.
O segundo jogo trouxe um momento histórico para o futebol feminino português, com as Navegadoras a enfrentarem o Vietname. Portugal venceu por 2-0, naquela que foi a sua primeira vitória em Campeonatos do Mundo. Esse triunfo encheu de orgulho todos os portugueses.
O terceiro jogo contra os Estados Unidos, à altura campeões mundiais, trouxe muitas emoções. Portugal precisava de vencer para seguir em frente na prova e exibiu-se a um nível muito alto, tanto defensivamente como atrevida ofensivamente. A melhor oportunidade do jogo surgiu já em período de descontos, quando uma bola no poste impediu a formação nacional de continuar a fazer história na Oceânia. Contudo, a forma como Portugal se impôs frente à, na altura, número 1 do ranking mundial, mostrou a evolução do futebol português praticado por mulheres e a respetiva capacidade de competir com as melhores do mundo.
No final da fase de grupos, Portugal ocupava a terceira posição do Grupo E, acumulando quatro pontos e ficando a apenas um ponto dos Estados Unidos. Apesar de a pontuação ser insuficiente para prosseguir na prova, Portugal conquistou o respeito e a admiração de todos os seguidores da prova, sendo que o impacto desta campanha será certamente duradouro, em mais um capítulo de êxito na história da modalidade.
Foi um grande feito histórico para nossa seleção, nunca pensavam nisso chegar a tanto. Foi bom para a divulgação do futebol feminino.
Leandro Ferreira
Dia do Pai
Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai.
Em uma delas, a origem da data é atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai.
No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao Dia do Pai. Isso aconteceu em 2000 a.C. quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

Salada de Arroz da Itália
Salada de arroz com abacate e salmão: (Insalata de riso com avocado e salmone): Salada de arroz com abacate e salmão, é ótima para o verão, hoje darei a vocês, a receita dessa salada de arroz com abacate e salmão que vocês estão vendo ai na foto, que por sinal eu faço sempre no verão e adoro, apesar de não se encontrar facilmente abacate aqui nos supermercados italianos.
Ingredientes para 4 pessoas
400 g de arroz normal, parabolizado ou integral;
300 g de vagem;
200 g de salmão defumado em fatias finas;
1 abacate;
2 limões;
4 cebolinha verde;
2 ramos de erva doce;
1 pimenta calabresa moída (opcional);
Azeite;
Sal;
Pimenta do reino.
Modo de preparar
Cozinhar al dente o arroz em bastante água quente com um pouco de sal, escorrer e passar em baixo da água corrente para cessar o cozimento, deixe esfriar.
Agora, enquanto o arroz cozinha, lave bem as vagens tire as pontinhas e ponha para cozinhar, escorra e passe em baixo da água e em seguida corte em pedaços.
Logo depois, descasque o abacate, jogue fora a semente e corte a polpa em cubinhos e coloque os pedaços de abacate em uma pirex pequeno adicione o suco de 1 limão e reserve.
Em seguida, corte as fatias de salmão defumado em tirinhas e coloque em um tigelinha 4/5 colheres (sopa) de azeite e junte o suco de 1 limão, um pouco de sal e pimenta do reino ou pimenta branca.
Complete com um pouco de pimenta calabresa moída (opcional), misture tudo ate emulsionar bem.
Juntar o arroz em uma saladeira e unir a vagem, o salmão, o abacate e dê sabor com a cebolinha picada, e um pouco de folhas de erva doce picada.
Em seguida, tempere tudo com a emulsão preparada anteriormente mexendo bem.
Sirva a seguir e bom apetite!!!

